terça-feira, 30 de julho de 2013

Um grande cientista... um grande ser humano...

30/7/2013
http://boletim.sbq.org.br/images/rferreira.jpg
Ricardo de Carvalho Ferreira
É com imenso pesar que a Sociedade Brasileira de Química comunica o falecimento do Prof. Ricardo de Carvalho Ferreira (UFPE), físico-químico brasileiro que inovou desde a química inorgânica até a química teórica. O Prof. Ricardo nasceu no Recife em 16 de janeiro de 1928 e faleceu em 30 de julho de 2013. Filho de Antonio Ferreira e Luiza de Carvalho Ferreira, viúvo de Rosa Maria Ferreira, deixa 4 filhos. Químico de formação, inicialmente no Instituto de Química da USP, mas depois em 1952 terminou seu bacharelado em Química pela Universidade Católica de Pernambuco. No começo de 1957 fez concurso para Livre-Docente na UFPE, recebendo também o título de D.Sc. e, então passou o ano de 1957 no CBPF trabalhando com J. Danon. Em 1958 recebeu uma bolsa Rockefeller e esteve em Pasadena trabalhando com N .Davidson (1959-1960). Em 1961 voltou ao CBPF integrando o grupo de Química Teórica com Mário e Myriam Giambiagi, de onde saiu o primeiro trabalho em Química Quântica realizado inteiramente no Brasil. Em 1962 galgou a posição de professor titular da UFPE e logo depois passou um ano como Professor Visitante na Indiana University, que mantinha convênio com a UnB.
http://boletim.sbq.org.br/images/RCFerreira33.jpg
Henrique Bergamin Filho, Ricardo C. Ferreira, Jose Israel Vargas e Eduardo M. A. Peixoto
Durante sua brilhante carreira se tornou professor emérito da Universidade Federal de Pernambuco, membro da Academia Brasileira de Ciências, presidente da Sociedade Brasileira de Química (1980 a 1982), presidente de honra da Sociedade Brasileira de Química e presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico e recebeu o Prêmio Álvaro Alberto. Uma das mais notáveis horarias foi o batismo do asteroide 2002 FR1, que a partir de julho de 2012 passou a ser denominado por 158520Ricardoferreira. Iniciou a consolidação do Departamento de Química Fundamental da UFPE (1983) para pesquisas em físico-química e química inorgânica. Na SBQ foi um dos seus fundadores, sendo seu segundo presidente.
http://boletim.sbq.org.br/images/RCFerreira11.jpg
Eduardo M. A. Peixoto, Etelvino J. H. Bechara, Henrique E. Toma, Paschoal E. A. Senise, Jose I. Vargas, Ricardo C. Ferreira, Dirce Campos, Jailson B. de Andrade, Raimundo Braz Filho, Ricardo Feltre, Angelo C. Pinto, Carlos Alberto L. Filgueiras, Otto R. Gottlieb e Fernando Galembeck
Durante sua carreira Ricardo Ferreira fez uma legião de amigos que o admiravam por suas ideias inovadoras e a eterna disposição para o trabalho. Foi autor de uma obra científica significativa no campo da química teórica, especialmente nos métodos semi-empíricos de Química Quântica, tendo usado o conceito de eletronegatividade para estudar propriedades moleculares. Pelo número de artigos e trabalhos publicados, devido à importância teórica e bibliográfica de sua obra, foi publicado um número especial da revista Química Nova em sua homenagem, quando da passagem de seus 60 anos, em 1988, contando com a contribuição, dentre outros, de seu amigo e colaborador Linus Pauling.
http://boletim.sbq.org.br/images/RCFerreira22.jpg
Angelo C. Pinto, Raimundo Braz Filho, Fernando Galembeck e Ricardo C. Ferreira
A saudade do nosso amigo já começou. Esquecer seu sorriso gracioso e sua gentileza com todos, especialmente com os estudantes, será muito difícil, mas seu legado não será esquecido, pois quem trabalhou com tanto amor só pode deixar frutos bons.

Que nosso amigo tenha a paz eterna.

Sociedade Brasileira de Química

Nenhum comentário: