segunda-feira, 7 de março de 2011

É carnaval...

E finalmente chegou a época do ano que eu (juntamente com muitos milhões de brasileiros) adoram. É um fato, e justificado, dizer que o ano só começa depois do carnaval, mesmo quando este se encontra já no calendário de março. Mas enfim, o ano só começará para valer a partir da próxima semana, porque tanto a quinta quanto a sexta-feira acabam mesmo sendo para se curar os excessos. E para aqueles que não gostam da folia de Momo, são dias de descanso e reclusão. Pois bem, todos curtem o carnaval!

E, não desmerecendo os carnavais do resto do meu Brasil, não há mais belo que os de Olinda e Recife, ou Recife-Olinda, porque nesta época, as cidades irmãs tornam-se gêmeas, talvez apenas uma. Quantos não são os que dizem "vou brincar em Olinda durante o dia, e para o Recife Antigo à noite"... Assim, não são apenas irmãs, mas sim uma única cidade respirando e vivendo o carnaval.

E nada mais simbólico do carnaval de Pernambuco do que o Galo da Madrugada. Confesso que nunca fui, e cada vez que vejo a sua transmissão pela TV, digo (enganosamente) para mim que ano que vem dou um jeito e vou. Quem sabe um dia isso se torne verdade... oxalá! Mas, voltando ao Galo, que lindo ver o povo correndo e tomando as ruas do centro do Recife, ao som da melodia mais pura do frevo, dos muitos frevos. Esta música que contagia, que arrepia, que "frerve" o sangue da gente. Músicas clássicas como as inesquecíveis, para não dizer imortais, "Voltei Recife", "Madeira que cupim não rói", "Oh, bela", "Hino do elefante", entre muitas outras, e principalmente "Vassourinhas", o híno oficial do carnaval pernambucano, o simbolo máximo dessa expressão musical, são apenas pequenas pinceladas nesse tão vasto acervo musical. Enfim, estando em casa, ou nas ladeiras de Olinda, ou nos palcos dos vários palcos do Recife, o carnaval sustenta-se por si próprio, pois se funde com o folião e este, com sua alegria, alimenta-o.

Viva o carnaval! Vamos todos brincar, vamos todos celebrar, e mesmo chegando a quarta-feira de cinzas, vamos nos regozijar, pois ano que vem tem de novo.

Nenhum comentário: