quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Sessão de encerramento do Ano Internacional da Química




Jailson Bittencourt de Andrade
A sessão de encerramento do Ano Internacional da Química, em 01 de dezembro de 2011, em Bruxelas, Bélgica, foi memorável! O programa (abaixo) enalteceu a importância da Química para a vida e a sustentabilidade do planeta.

Dois aspectos destacados pela maioria dos palestrantes foram: a importância do AIQ para melhoria da imagem da Química junto à população em geral e frente aos “tomadores de decisões”; e que a educação, em todos os níveis, é essencial para a sustentabilidade.

A participação de dez jovens cientistas denominados “Young Leaders”  abriu o debate sobre o tema: "The world in 2050: our expectations from the life sciences, chemistry  industry  and  governments to build a better world by 2050". Dentre eles, destacou-se o Engenheiro Químico Brasileiro  Rui Vogt Alves da Cruz, Senior R&D Manager da Dow Chemical, no Texas, USA.

Em resposta aos “Young Leaders”  (e interagindo com eles) seguiram-se duas notáveis conferencias: Ada Younath, Premio Nobel de 2009, que abordou o tema “Is there a limit to life expectancy? Wishes, predictions and reality”; e Jean-Luc Brédas, Premio Francqui 1997, com o tema “Chemistry and Energy”.

Na mesa redonda seguinte, os seis participantes discutiram os temas abordados nas apresentações anteriores e exploraram os desafios que a indústria e a ciência enfrentam para demonstrarem ao publico o valor dos avanços científicos.

Na sessão oficial de encerramento o Prof. Dr. Maciej Nalecz, voltou a destacar a importância do AIQ e convidou os presentes a não encerrar o AIQ, mas sim, dar inicio à continuidade das ações que valorizam a importância da Química.

As ações desenvolvidas pela SBQ no Brasil, especialmente com relação ao pH do planeta, estão em plena harmonia com o que ocorreu nos demais países que participaram intensamente do AIQ.

* Retirado do Boletim Eletrônico Nº 1007 da SBQ


Nenhum comentário: